Qual a diferença entre treino físico e treino técnico no Jiu-jitsu


Esse é assunto bem polêmico e não é difícil ver pessoas, até algumas bem experientes pecando com relação a esse assunto. Mas a  final qual a diferença entre treino físico e treino técnico no Jiu-jitsu.

Treino físico x Treino técnico
Treino técnico - como o nome já diz, visa o aprimoramento técnico do atleta. O responsável por esse treino é o técnico, no caso do Jiu- Jitsu o faixa preta. Uma coisa muito comum é no treino de Jiu-jitsu e outras lutas no dia do treino técnico os professores colocarem os alunos para correr. O que não é o mais indicado, pois a corrida não tem nada a ver com a luta (isso é papo para outra história) e porque como falado antes o treino é técnico e não físico e pelo que eu saiba a corrida não está no elenco de técnicas utilizadas no Jiu-jitsu ( a não ser que você não esteja muito treinado e resolva correr do adversário). Mas se isso é errado o que deve acontecer no treino técnico?! Bem simples! Técnica. No caso caso do Jiu-jitsu poderíamos elencar os seguintes conteúdos para os treinos técnicos:

  1. Entrada de quedas
  2. Troca de pegadas 
  3. Amortecimento de quedas
  4. Técnicas de raspagem
  5. Técnicas de passagem de guarda
  6. Reposição de guarda
  7. Finalizações
  8. Drills
  9.  Defesa pessoal
  10. Etc ...
Treino físico - tem por objetivo promover uma melhora das valências físicas usadas no esporte ( Jiu-jitsu). O treino físico é sempre secundário se comparado com o treino técnico, entretanto apesar disso não se mostra algo sem valor, pois pode ser o diferencial em uma luta. Além disso, ainda pode prevenir lesões. O responsável por esse treino é o preparador físico, profissional de Educação Física e preferencialmente que tenha conhecimento do Jiu-jitsu. Qual deve ser os conteúdo desse treino? No caso do Jiu-jitsu fiz uma lista com os conteúdos que uso em meus treinos físicos.
  1. Musculação
  2. LPO
  3. Específico (Movimentos técnicos simples com controle de intensidade e volume)
  4. Flexibilidade
*OBS: é claro que não são apenas esses conteúdos existem diversos outros.

Treino físico e técnico -  particularmente não gosto dessa união, pois pra min entra na máxima do Pato: anda mal, voa mal e nada mal. Acredito ser mais correto trabalhar com treinos específicos; se é físico é físico, se é técnico é técnico, para que nenhum dos dois treinos venha ser prejudicado, pois em um treino físico técnico alguém vai sair prejudicado.


Comentários

Postagens mais visitadas